domingo, 29 de julho de 2007

Milho bom

Essa é uma história de um fazendeiro que todos os anos vencia o prêmio “Milho Crescido”. Certa vez um repórter entrevistou-o e aprendeu algo interessante sobre como ele cultivava o milho. O repórter descobriu que ele compartilhava as suas sementes de milho com os vizinhos.

- Como compartilha as suas melhores sementes de milho com seus vizinhos se está a competir com eles? – perguntou o jornalista.
- Por quê? – disse o fazendeiro. - Não sabes? O vento apanha pólen do milho maduro e o leva através do vento de campo para campo. Se meus vizinhos cultivam milho inferior, a polinização degradará continuamente a qualidade de meu milho. Para continuar a cultivar milho bom tenho que ajudar meus vizinhos a cultivar milho bom.


O fazendeiro estava atento às conectividades da vida. O milho dele não pode melhorar a menos que o milho do vizinho também melhore. Assim é também em outras dimensões. Aqueles que escolhem estar em paz devem fazer com que seus vizinhos estejam em paz. Aqueles que querem viver bem têm de ajudar os outros para que vivam bem. E aqueles que querem ser felizes têm de ajudar os outros a achar a felicidade, pois o bem-estar de cada um está ligado ao bem-estar de todos.

Nenhum comentário: